A Preservação e revitalização do Tupi: um diálogo com Eduardo Navarro
an interview with Eduardo Navarro
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15580980Palavras-chave:
Revitalização linguística, Preservação cultural, Línguas indígenas, Tupi Antigo, PotiguarasResumo
Esta entrevista explora os desafios e as estratégias adotadas pelo Projeto POTI, responsável por formar os primeiros professores potiguaras no ensino do Tupi Antigo, bem como os entraves na criação de materiais didáticos e no desenvolvimento de inovações linguísticas para reintegrar o Tupi à vida cotidiana da comunidade. Aborda-se ainda o estágio atual da revitalização, com destaque para o surgimento de indígenas proficientes no idioma. Navarro também reflete sobre o papel das traduções e das instituições acadêmicas nesse processo, além de destacar como o projeto contribui para o fortalecimento da identidade cultural potiguara e, por extensão, da diversidade linguística brasileira. Essa conversa revela uma rica interação entre história, cultura e linguística, lançando luz sobre a importância de preservar e revitalizar línguas indígenas como parte essencial do patrimônio cultural da humanidade. Uma leitura que inspira e convida à reflexão sobre a pluralidade cultural e linguística do país.
