Sobre a Revista

Apresentação do periódico:

A Revista InterCulturas (doravante RICS) é um periódico acadêmico semestral, criado e dirigido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), do Departamento de Mediações Interculturais (DMI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

ISSN: 2966-3997

Anúncios

Dossiê: Práticas de ensino de línguas e de culturas estrangeiras - n.2 - 2025

28-09-2024

Chamada para artigos – Dossiê Temático: Práticas de ensino de línguas e de culturas estrangeiras

Este número temático da Revista Interculturas convida pesquisadores(as), professores(as) e estudantes envolvidos(as) com o ensino e aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras a submeterem artigos que explorem práticas pedagógicas diversas, críticas, situadas e inovadoras.

O dossiê acolhe propostas que tratem da sala de aula como espaço vivo de trocas linguísticas, culturais e afetivas, considerando tanto os desafios quanto as potências da mediação entre línguas, culturas e sujeitos em formação. Acreditamos na importância de refletir sobre a complexidade dos contextos de ensino, formais e não formais, e sobre as condições materiais, institucionais e emocionais que os atravessam.

São especialmente bem-vindas contribuições que discutam:

- Práticas pedagógicas em cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) e áreas afins;
- Experiências de ensino baseadas na ação, na colaboração e na criação de projetos;
- A mobilização de múltiplas línguas em contextos educacionais plurilíngues;
- A dimensão afetiva, política e institucional do trabalho docente;
- O ensino de línguas vinculado a práticas profissionais e ao mundo do trabalho;
- Iniciativas que aproximem ensino, pesquisa e extensão, em diálogo com a sociedade.

Este número é organizado por professoras atuantes nos cursos de LEA no Brasil e na França, mas as contribuições não se restringem a esse campo: o objetivo é reunir experiências variadas de ensino e formação em línguas e culturas, sob múltiplas perspectivas.

Convidamos autores e autoras a partilharem relatos de experiência, reflexões teóricas, etnografias de sala de aula, análises críticas de práticas pedagógicas, pesquisas sobre formação docente, ou ainda produções realizadas em parceria com estudantes.

Aceitamos textos em português, francês, espanhol e em inglês.

Organizadoras:
Camila Ribeiro (Université La Rochelle)
Fernanda Pismel (Université La Rochelle)
Luciane Boganika (Université Rennes 2)
Marcia Rawlingson (Université La Rochelle)
Maria Rennally Soares (Universidade Federal da Paraíba)

Prazo para submissões: até 16 de novembro de 2025
Publicação
em fluxo contínuo até dezembro de 2025. 
Submissões via sistema OJS da revista: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rics/about/submissions

Saiba mais sobre Dossiê: Práticas de ensino de línguas e de culturas estrangeiras - n.2 - 2025

Edição Atual

v. 2 n. 1 (2025): Dossiê: Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios
					Visualizar v. 2 n. 1 (2025): Dossiê: Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios
Publicado: 18-07-2024

Capa

Editorial

  • Editorial

    Maria Rennally Soares da Silva, Alyanne de Freitas Chacon, Roberto Vilmar Satur
    e74295

Apresentação

  • Apresentação

    Camila Nathália de Oliveira Braga, Igor Antonio Lourenço da Silva, Roberto Carlos de Assis
    e74296

n.1 2025 - Dossiê -Tradução como Mediação Intercultural: Perspectivas e Desafios

Entrevistas

Colaboradores ad hoc

Ver Todas as Edições