O PAPEL DA PSEUDONÍMIA NA PROSA DE DRUMMOND
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74131Palavras-chave:
Pseudonímia, Autoria, Carlos Drummond de Andrade, Antônio CrispimResumo
Este ensaio analisa o papel da pseudonímia na prosa de Carlos Drummond de Andrade, com especial atenção ao pseudônimo Antônio Crispim. A partir de uma abordagem teórico-interpretativa, fundamentada nos estudos de Barthes, Foucault, Chartier, Maingueneau, entre outros, o ensaio investiga como o uso de pseudônimos opera como estratégia crítica e discursiva, tensionando os limites tradicionais da autoria e expandindo o campo de experimentação literária. O estudo destaca como a multiplicidade de vozes assume função central na escrita drummondiana, evidenciando um jogo de máscaras que permite ao autor transitar entre gêneros, estilos e registros diversos. A pseudonímia, nesse contexto, revela-se não só como ocultação, como também afirmação de uma poética plural, irônica e performática, em constante reinvenção.
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