O PAPEL DA PSEUDONÍMIA NA PROSA DE DRUMMOND

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74131

Palavras-chave:

Pseudonímia, Autoria, Carlos Drummond de Andrade, Antônio Crispim

Resumo

Este ensaio analisa o papel da pseudonímia na prosa de Carlos Drummond de Andrade, com especial atenção ao pseudônimo Antônio Crispim. A partir de uma abordagem teórico-interpretativa, fundamentada nos estudos de Barthes, Foucault, Chartier, Maingueneau, entre outros, o ensaio investiga como o uso de pseudônimos opera como estratégia crítica e discursiva, tensionando os limites tradicionais da autoria e expandindo o campo de experimentação literária. O estudo destaca como a multiplicidade de vozes assume função central na escrita drummondiana, evidenciando um jogo de máscaras que permite ao autor transitar entre gêneros, estilos e registros diversos. A pseudonímia, nesse contexto, revela-se não só como ocultação, como também afirmação de uma poética plural, irônica e performática, em constante reinvenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walisson Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Montes Claros, e atualmente cursa o doutorado na mesma área pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Bolsista CAPES.

Referências

ANDRADE, C. D. de. O cinema de perto: poesia e prosa. Rio de Janeiro: Record, 2024.

ANDRADE, C. D. de; ANDRADE, M. de. A lição do amigo: cartas de Mário de Andrade, anotadas pelo destinatário. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1982.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

BARBOSA, R. de C. Crônicas de um falso Drummond. Boletim Bibliográfico Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 46, n. 1/4, p. 117-140, jan./dez. 1985.

BARTHES, R. A morte do autor. In: O rumor da língua. Tradução Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 57-64.

BORGES, B. M. O uso do pseudônimo como refúgio na literatura. 2022. Monografia (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas) — Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Paulo Lopes, 2022.

BRAGA, L. F. de A.; SAID, R. A. do C. Museu da literatura: poesia, crítica e identidade no jovem Drummond. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 71., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: UFMS, 2019, p. 1-4.

BRASIL. Senado Federal. Lei da imprensa (Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002). Brasília: Secretaria Especial de Editoração e Publicações, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm. Acesso em: 16 nov. 2024.

CANDIDO, A. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas Cidades; Ouro sobre azul, 2004, p. 93-122.

CAVALCANTE FILHO, J. P. Fernando pessoa: uma quase autobiografia. Rio de Janeiro: Record, 2023.

CRISPIM, A. Grinalda de poesia em torno de um berço. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, Edição 18329, 20 dez. 1952, p. 6.

CURY, M. Z. F. Horizontes modernistas: o jovem Drummond e seu grupo em papel jornal. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CHARTIER, R, Figuras do autor. In: A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. [Tradução de Mary Dek Priori]. Brasília: Editora UnB, 2017, p. 33-65.

FOUCAULT, M. O que é um autor?. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2 ed. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitário, 2009, p. 264-298. — (Ditos e Escritos; III).

GAGLIARDI, C. O problema da autoria na teoria literária: apagamentos, retomadas e revisões. Estudos Avançados, [S. l], v. 24, n. 69, p. 285-299.

GLEDSON, J. Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos. Tradução Frederico Dentello. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

HUTCHEON, L. Irony’s edge: the theory and politics of irony. London; New York: Routledge, 1994.

JAUSS, H. R. Toward an Aesthetic of Reception. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LIMA, A. de O. “A cidade ficou lá adiante com seus ruídos e fogos”: um percurso pelas crônicas de Carlos Drummond de Andrade 1930-1934. 2011. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

MAINGUENEAU, D. Autoralidade e pseudonímia. Tradução Sírio Possenti. Revista da ABRALIN, [S. l], v. 15, n. 2, 2016.

MONTEIRO, A. M. A proteção legal do nome da pessoa natural no direito brasileiro. Revista Jurídica da FA7, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 13-26, 2010.

MOURA, E. S. Novos olhares, novas leituras das crônicas de Machado de Assis e de Carlos Drummond de Andrade. 2007. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2007.

NOGUEIRA, L. A pseudonímia e a poesia renegada de Carlos Drummond de Andrade. Eutomia, [S. l], ano 1, v. 1, n. 1, p. 132-145, jul. 2008.

SAID, R. Pseudônimo. In: FERRAZ, E.; COSENTINO, B. (Org.). Dicionário Drummond. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2022, p. 527-536.

SANTOS, A. C. B. dos. Entre o penumbrismo e a dicção modernista: processos de reelaboração estética na poesia inaugural de Drummond nos anos 20. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.

SILVA, L. B. Carlos Drummond de Andrade: o poeta na condição de leitor. 2021. Tese (Doutorado em Letras) — Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

STRÄTER, T. Uma pedra no caminho para a modernidade: o projeto drummondiano de humanizar o Brasil. In: SCHMIDT-WELLE, Friedhelm. Guillén, Vallejo, Drummond de Andrade: vanguarda, compromisso, etnicidade. Berlim: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz, 2004, p. 30-38.

WILLIAMS, R. Cultura y sociedad (1780-1950): de Coleridge a Orwell. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001.

WOLFE, T. Radical Chique e o Novo Jornalismo. Tradução José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Oliveira Santos, W. (2025). O PAPEL DA PSEUDONÍMIA NA PROSA DE DRUMMOND. Revista LiteralMENTE , 5(1), 156–173. https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74131

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.