O ATO DE LER NAS JORNADAS DE PERSONAGENS DE FICÇÃO

UMA ANÁLISE DE FRANKENSTEIN E POBRES CRIATURAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74225

Palavras-chave:

Frankenstein, Pobres Criaturas, leitura, processos de subjetividade

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre duas obras de arte:  Frankenstein: ou o Prometeu Moderno, de Mary Shelley (1818) e o filme Pobres Criaturas (2023), de Yorgos Lanthimos (2023). A análise irá se debruçar nos processos de subjetividade dos protagonistas e seus encontros com a leitura, mostrando como esse encontro será decisivo para a jornada do protagonista e da heroína nas respectivas histórias. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o ato de ler como uma potente experiência subjetivadora, partindo das análises dos personagens e do enredo das obras. Também serão discutidos os conceitos de epifania e catarse em cada caso, assim como os efeitos desses recursos no leitor e espectador. O embasamento teórico reúne referências como Guattari e Rolnik (1996), Murdock (2022) e Petit (2009), que possibilitam afirmar a importância do ato de ler nos processos de subjetividade. Desse modo, a leitura se configura como um aspecto influente e decisivo na jornada desses personagens que, ao se tornarem leitores, também convidam o leitor e o espectador a refletir sobre si, a obra e o mundo, possibilitando uma experiência metaliterária e metafilmíca instigante e transformadora a partir do exercício de reflexão sobre as formas de criação artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Freitas dos Anjos, FFP/UERJ

Luísa Freitas dos Anjos é formanda do curso de Letras: Português/Inglês na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e, atualmente, é bolsista de iniciação científica e vinculada ao grupo de pesquisa Literatura Infantil e Juvenil, liderado pela professora Regina Michelli (CNPq/UERJ).

Cassiana Lima Cardoso, FFP/UERJ

Cassiana Lima Cardoso é professora adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Leciona Literatura Brasileira e Teoria Literária na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). É coordenadora do Coletivo Três Marias, projeto de extensão de escrita criativa. Integra o grupo de pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil, liderado pela professora Regina Michelli (CNPq/UERJ).

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Paulo Pinheiro. São Paulo; Editora 34, 2015.

BONDÍA, J. L.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, jan. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 06/02/2025.

CANDIDO, A. et al. A Personagem de Ficção. São Paulo, Perspectiva, 2ª ed. 1970.

DELEUZE, G. Empirismo e Subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Ed. 34, 2001.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

MURDOCK, M. A Jornada da Heroína: a busca da mulher para se reconectar com o divino. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2022.

PETIT, M. A Arte de Ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.

POBRES Criaturas. Direção de Yorgos Lanthimos. Irlanda: Searchlight Pictures, 2023. DVD (2h21m).

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado; Tradução de Ivone C. Benedetti. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

SANTOS, A. C. C. Voo breve sob o sol: da epifania ao poema. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, 2023.

SHELLEY, M. Frankenstein: ou o Prometeu Moderno; Tradução de Martha Argel, Humberto Moura Neto. - São Paulo: Sebo Clepsidra; Aetia Editorial, 2023. 1ª edição.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Anjos, L. F. dos, & Cardoso, C. L. (2025). O ATO DE LER NAS JORNADAS DE PERSONAGENS DE FICÇÃO: UMA ANÁLISE DE FRANKENSTEIN E POBRES CRIATURAS. Revista LiteralMENTE , 5(1), 141–155. https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74225

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.