NAS REDOMAS DE SYLVIA PLATH E ESTHER GREENWOOD

TANATOGRAFIA E DECOMPOSIÇÃO BIOGRÁFICA EM ANÁLISE POLIFÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74340

Palavras-chave:

Tanatografia;, Suicídio;, A redoma de vidro;, Sylvia Plath;, Freud.

Resumo

Este artigo propõe uma aproximação entre Literatura e Psicanálise a partir da análise tanatográfica da obra A Redoma de vidro (1963, 2019), da escritora estadunidense Sylvia Plath. Essa ficção apresenta a decomposição biográfica da personagem Esther e estabelece uma gramática do inconsciente – revelando forças pulsionais e liminares que movimentam: linguagem (romance); autoria (narrativa); e a própria análise (literária). Mobilizando a tanatografia com o arcabouço teórico da psicanálise freudiana (Freud), investigamos a estilização do suicídio enquanto figuração de thanatos e sintoma de autoconsciência narrativa que faculta a autonomia da personagem perante seu desejo suicidário. Ao tensionar a escrita de Plath, enquanto cena e cenário psíquico, no percurso de um ser no tempo e no espaço, reconhecemos a forte relação entre o dizer e o calar, o escrever e o publicar (e ser lida) e a força simbólica que reside na imagem de uma redoma mental e de vidro.

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Biografia do Autor

Augusto Rodrigues da Silva Junior, Universidade de Brasília

Professor Associado III de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília. Docente permanente nos seguintes Programas: Programa de Pós-graduação em Literatura - POSLIT/UnB e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazona - PPGLA/UEA. Cursou pós-doutorado em Literatura no programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP/2021), com projeto intitulado "Geopoesia e Literatura de Campo centroestina: etnoflâneries por Goiás e Brasília". Estágio Pós-Doutoral (Bolsista CAPES/2014-2015) na Universidade do Minho - Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos - Braga/Portugal. Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2008). Mestrado e Graduação em Literatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG/1996-2002). Desenvolve pesquisa nas áreas de Literatura Comparada; Literatura e Outras Artes; No campo da crítica polifônica, pesquisa: Geopoesia, Cultura Popular Quilombola (Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil); literatura de campo (em diálogo com a educação do campo), Teatro de Terreiro, Etnoflânerie, raizamas, enfronteiramentos e corredores da miséria e da geopoesia (Regiões Centro-este e Norte do país). Os autores basilares para a história da literatura brasileira e suas capitais, são: Padre António Vieira (Bahia), Machado de Assis (Rio de Janeiro), José Godoy Garcia (Goiás-Brasília). Poeta e ensaísta, recebeu os seguintes Prêmios: Concurso de Poesia Fernando Mendes Vianna (2009; A.N.E; Thesaurus); Concurso Nacional de Ensaio / Prêmio Cassiano Nunes / Biblioteca Central - Universidade de Brasília/2011). Prêmio UnB de Dissertação 2015 e 2016; Prêmio UnB de Tese 2017. Prêmio Dirce Côrtes Riedel 2017- ABRALIC - Menção honrosa - Categoria: Dissertação (Orientação); Seleção Bienal do Livro de Brasília - Categoria Infanto-juvenil (2018). Publicou os seguintes livros de poesia: Niemar. Goiânia: Vieira, 2008; Onde as ruas não têm nome. Brasília: Thesaurus, 2010 (Prêmio F. M. Vianna); Do livro de Carne. Brasília: Thesaurus, 2011; Centésima Página: Lisboa, 2015; Poemas da rua do fogo. Brasília: Avá, 2019. Publicou as seguintes obras infanto-juvenis: Joãozinho e o pé-de-pequi (Tagore editora: Brasília, 2017); Era uma vez uma vez outra vez (RF Editora, Goiânia, 2018 - Selecionado para Bienal do Livro de Brasília, 2018).

Gerlanea Taísa Toledo da Silva, Universidade de Brasília

Mestranda em Literatura e Práticas Sociais no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Póslit/UnB). Possui pós-graduação em Neuropsicologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Psicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade de Minas (FACUMINAS). Formou-se em Letras/Francês pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e em Psicologia pela Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio FAL). Possui experiência como docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ensino Fundamental - Anos Finais, tendo lecionado Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola na Rede Municipal de Atalaia. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Crítica Polifônica (TEL/UnB), Poéticas Interartes (UFAL) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas NEPED (UFAL). Recebeu o prêmio de Excelência Acadêmica dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Tecnológica (PIBITI), ciclo 2021/2022, na Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve estudos nas áreas de Literaturas de Língua Portuguesa, Brasileira, Francesa e Inglesa, com foco nos seguintes temas: Tanatografia; Psicanálise e Literatura; Estudos Dialógicos Bakhtinianos; Espaço Narrativo. Vem realizando pesquisa sobre tanatografia com ênfase em escrita de morte, suicídio e decomposição biográfica. No momento, seu trabalho no mestrado dedica-se à obra de Sylvia Plath. Em perspectiva comparativista, desenvolve diálogo com a temática da morte voluntária nas autorias femininas de Virgínia Woolf, Anne Sexton e Ana Cristina César.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Silva Junior, A. R. da, & Silva, G. T. T. da. (2025). NAS REDOMAS DE SYLVIA PLATH E ESTHER GREENWOOD: TANATOGRAFIA E DECOMPOSIÇÃO BIOGRÁFICA EM ANÁLISE POLIFÔNICA. Revista LiteralMENTE , 5(1), 68–85. https://doi.org/10.22478/ufpb.2764-4251.2025.n1.74340

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