Raça e Gênero nas Ações de Extensão Universitária em uma Escola Pública na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71483Resumo
O debate acerca das relações raciais e de gênero possui reconhecida importância para o exercício da cidadania e busca da equidade. A promoção dessa discussão no espaço escolar constitui a base para a formação social igualitária de meninas e meninos. A proposta em tela objetiva promover a reflexão, conscientização e prevenção à violência contra a mulher e o racismo, numa perspectiva crítica e reflexiva, a partir de um projeto de extensão da UEPA, realizado em 2023 com cinquenta (50) estudantes da Escola Parque Bolonha, área periférica de Belém, capital paraense. A produção de conhecimento acerca do tema é incipiente e pouco difundida, uma vez que a escola, enquanto instituição do Estado, muitas vezes naturaliza, reproduz os interesses, ideologias e valores das esferas de poder. Como procedimento metodológico, adotou-se oficinas e dinâmicas pedagógicas a partir de diferentes recursos de linguagem como o desenho, a colagem, a fotografia, jogo da memória, o hip-hop e a exibição de vídeos/documentários. A prática extensionista foi realizada em quatro encontros. Considera-se que os/as jovens estudantes se mostraram atenciosos e interessados na temática, que, não obstante o fato de parecerem cotidianas, carecem de debates qualificados para evitar a distorção e manipulação de conceitos científicos, prática usual na contemporaneidade. Para finalizar, conclui-se que promover espaços de educação, reflexão e criticidade às meninas e meninos em idade escolar é essencial para construção de caminhos e diálogos entre os gêneros e etnias, enquanto possibilidades de superação do machismo, do racismo, da violência, do silenciamento e da marginalização.