Fontes inspiradoras marxianas da Escola Única do Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.71536Resumo
O seguinte texto versa apresentar as influências diretas do marxismo originário na proposta educacional nascida com a Revolução Russa de 1917, a Escola Única do Trabalho (1917-1931). Essa primeira experiência educacional soviética implementada pelo Comissariado do Povo para Instrução Pública (NarKomPros), sob a direção de Anatoli Lunacharsky e Nadhezda Krupskaya, cujo principal fundamento foi o conceito de trabalho de Marx, assim como a crítica dialética do escolanovismo. Nosso objetivo é apresentar as fontes marxianas que inspiraram e foram base para a Escola Única do Trabalho, sendo assim nos utilizados de uma análise bibliográfica sobre as instruções normais educacionais do NarKomPros, bem como a produção de seus principais propositores: Lunacharsky, Krupskaya, Moisey Pistrak e Viktor Shulgin. Defendemos que a Escola Única do Trabalho se tornou uma das primeiras propostas mais elaboradas sob influência do marxismo originário na concepção, assim como o diálogo que foi estabelecido com as pedagogias burguesas escolanovistas, um processo de incorporação por negação, isto é, de superação.