Alfabetização e as aulas de História na EJA do sistema prisional em João Pessoa

Autores

  • Deis Maria Lima Cunha
  • Albertina Maria Ribeiro Brito de Araujo UFPB
  • Ellen Patrícia Costa Fernandes
  • Natinelle de Meneses Pinheiro Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.72108

Resumo

A pesquisa em questão se trata de um estudo de caráter bibliográfico qualitativo e tem como objetivo principal, compreender como os conteúdos trabalhados nas aulas de História podem contribuir com o processo de alfabetização das pessoas privadas de Liberdade. Do mesmo modo, se objetiva pensar a alfabetização de jovens e adultos no contexto prisional a partir da realidade dos discentes, levando em consideração a metodologia de Paulo Freire, que valoriza o cotidiano dos alunos. Para fundamentar este trabalho se fez uso dos seguintes aportes documentais: Plano Estadual de Educação e Diretrizes Educacionais para Pessoas Privadas de Liberdade, resoluções que legislam sobre a criação e funcionamento da educação em prisões. Os resultados revelam que há uma preocupação com o quantitativo de pessoas privadas de liberdade analfabetas ou em processo de alfabetização nos ciclos I e II, atendidas no sistema prisional em João Pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.06.2025

Como Citar

LIMA CUNHA, Deis Maria; RIBEIRO BRITO DE ARAUJO, Albertina Maria; COSTA FERNANDES, Ellen Patrícia; DE MENESES PINHEIRO SANTOS , Natinelle. Alfabetização e as aulas de História na EJA do sistema prisional em João Pessoa. Revista Lugares de Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 15–26, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.72108. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/72108. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos