Alfabetização e as aulas de História na EJA do sistema prisional em João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-1451.2025v9n18.72108Resumo
A pesquisa em questão se trata de um estudo de caráter bibliográfico qualitativo e tem como objetivo principal, compreender como os conteúdos trabalhados nas aulas de História podem contribuir com o processo de alfabetização das pessoas privadas de Liberdade. Do mesmo modo, se objetiva pensar a alfabetização de jovens e adultos no contexto prisional a partir da realidade dos discentes, levando em consideração a metodologia de Paulo Freire, que valoriza o cotidiano dos alunos. Para fundamentar este trabalho se fez uso dos seguintes aportes documentais: Plano Estadual de Educação e Diretrizes Educacionais para Pessoas Privadas de Liberdade, resoluções que legislam sobre a criação e funcionamento da educação em prisões. Os resultados revelam que há uma preocupação com o quantitativo de pessoas privadas de liberdade analfabetas ou em processo de alfabetização nos ciclos I e II, atendidas no sistema prisional em João Pessoa.