Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato DOC ou DOCX (do Microsoft Word).
  • O trabalho deverá estar escrito em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos no Edital nº 02/2025.
  • A Declaração de Cessão de Direitos Autorais, de Originalidade e Ineditismo está assinada de forma digital e autenticada via Gov.br.

Diretrizes para Autores

1 NORMAS DE SUBMISSÃO DOS ARTIGOS

1.1 Serão aceitos artigos com, no máximo, 3 (três) participantes, sendo 1 autor(a) e 2 coautores, já
incluso eventual orientador(a).

1.1.1 O primeiro autor mencionado será considerado como “autor principal” do artigo em exame.
1.1.2 O segundo autor mencionado será considerado como “coautor” do artigo em exame.
1.1.3 O terceiro autor mencionado será considerado como “coautor” do artigo em exame.
1.1.4 O termo “orientador” se refere àquele que auxiliou em todas as etapas de construção do trabalho, supervisionando a pesquisa e a redação do artigo científico em exame e se responsabilizando pelo seu conteúdo.
1.1.5 O orientador será considerado como “coautor”.
1.1.6 Deve-se indicar expressamente após o nome e sobrenome do coautor, entre parênteses, se se trata do orientador do trabalho.

1.2 Cada pessoa só poderá submeter 1 (um) único artigo na qualidade de autor(a), sem restrições
em casos de participação como coautor(a) e orientador(a).

1.3 O trabalho deverá estar escrito em língua portuguesa, com fonte Times New Roman, tamanho 12, cor preta, espaçamento entre linhas 1,5 e alinhamento justificado. As exceções são: (i) fonte tamanho 10 nas citações com mais de três linhas, notas de rodapé e números de página (estes situados no canto superior direito); (ii) espaçamento entre linhas simples nas notas de rodapé e nas citações com mais de 3 (três) linhas; e, (iii) alinhamento esquerdo nas referências e notas de rodapé.

1.4 As margens deverão ser: superior de 3 (três) cm, inferior de 2 (dois) cm, esquerda de 3 (três) cm, direita de 2 (dois) cm.

1.5 Nos parágrafos, o recuo da primeira linha é de 1,25 cm. Nas citações com mais de três linhas não haverá recuo de primeira linha nem aspas, mas haverá recuo esquerdo de 4 cm.

1.6 O sistema de citação utilizado deverá ser o Autor-data (Exemplo: Sobrenome, ano, p. seguido do número da página).

1.7 O artigo deverá ter entre 12 e 30 laudas, incluindo todos os elementos.

1.8 O artigo deverá conter os seguintes elementos:

a) Título em português (em negrito, caixa alta e centralizado);
b) Título em língua estrangeira (em negrito e centralizado);
c) Autoria: alinhado(s) à direita, deverá conter a titulação, instituição acadêmica, Currículo Lattes, e-mail e a indicação expressa da qualidade de “orientador” entre parênteses, se houver; tais informações deverão constar em nota de rodapé numerada;
d) Resumo em português (entre 100 e 250 palavras);
e) Palavras-chave em português (no mínimo 03 e no máximo 05, separadas por ponto);
f) Resumo em língua estrangeira;
g) Palavras-chave em língua estrangeira (no mínimo 03 e no máximo 05, separadas por ponto);
h) Sumário (tópicos separados por travessão e subtópicos separados por ponto e vírgula);
i) Introdução (parte inicial do artigo, deve conter a delimitação do tema tratado e outros elementos, como os objetivos, a justificativa e a metodologia. A numeração das seções deve iniciar pela introdução);
j) Desenvolvimento (dividido em seções e subseções, se for o caso, que não ultrapassem as seções quaternárias);
k) Considerações finais;
l) Referências (conforme a NBR 6023 da ABNT).

1.8.1 Os títulos das seções deverão obedecer às seguintes regras:

1.8.1.1 Na seção primária, deverá ser escrito em negrito e caixa alta (Exemplo: 2 DESENVOLVIMENTO )
1.8.1.2 Na seção secundária, deverá ser escrito apenas em negrito (Exemplo: 2.1 Desenvolvimento)
1.8.1.3 A partir da seção terciária, deverá ser escrito sem qualquer destaque (Exemplo: 2.1.1 Desenvolvimento)

1.8.2 O template para submissão está disponível neste link (template) e no Linktree do Instagram. 

1.9 A submissão deverá ser realizada pelo site da Revista (site da revista). Não será aceita submissão via e-mail.

1.10 É necessário estar cadastrado no site para realizar a submissão(cadastre-se aqui).

1.11 Apenas 1 (uma) pessoa deverá submeter o artigo, indicando o nome dos demais no ato de submissão. Contudo, todos devem estar cadastrados no site.

1.12 No ato de submissão, deverão ser encaminhadas 2 (duas) versões do artigo, uma com identificação do(s) autor (es) e outra sem identificação, além da declaração
de cessão de Direitos Autorais, de Originalidade e Ineditismo (Declaração aqui).

1.13 O trabalho deve ser submetido em formato DOC ou DOCX (do Microsoft Word).

1.14 Os arquivos nos quais constam as versões do artigo devem ser nomeados com o título do
artigo. No arquivo sem identificação, deve-se indicar ao final do nome do arquivo, conforme
exemplo: “SEM IDENTIFICAÇÃO_TÍTULO DO ARTIGO”.

1.15 A Declaração de Cessão de Direitos Autorais, de Originalidade e Ineditismo deverá ser assinada por todos os(as) autores(as) e coautores(as) do artigo submetido, sendo condição indispensável para a validação da submissão (Declaração do autor aqui) (Declaração do coautor aqui). A ausência de assinatura de qualquer dos responsáveis  implicará na desclassificação automática do trabalho. 

1.16 O trabalho deve ser submetido em formato DOC ou DOCX (do Microsoft Word).

1.17 Artigos com conteúdo ofensivo, discriminatório, preconceituoso, ou que de alguma forma
viole os direitos humanos, serão rejeitados de ofício pelo Corpo Editorial da Revista.

1.18 Artigos com alto índice de plágio serão rejeitados de ofício pelo Corpo Editorial da Revista.

1.18.1 A verificação do índice de plágio se fará tanto por meio do uso de softwares específicos para este fim quanto por meio do parecer dos avaliadores externos.
1.18.2 Por “alto índice de plágio”, deve ser entendido o percentual acima de 3% (três por cento) obtido através de softwares de identificação de semelhanças.
1.18.3 Caso se verifique algum indício de plágio menor que 3% mas suficiente para que possa gerar suspeitas de que houve cópia integral, parcial ou dissimulada do conteúdo de trabalho publicado anteriormente, os autores e coautores serão contactados por e-mail para apresentação de defesa e eventual correção do artigo, eliminando as similaridades e submetendo o texto à nova avaliação.

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