IMPRENSA E INSTRUÇÃO: FOCALIZANDO O PERIÓDICO GERMINAL (1909) DE PENEDO/AL

Autores

  • Edna Telma Fonseca e Silva Vilar Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente trabalho visa discutir sobre a relação imprensa e educação mediada pela instrução como tema/problema que comporta leituras referentes não somente a uma época, mas também aos modos de ver a sociedade e suas demandas. A fonte jornal foi a base da pesquisa documental. Para uma leitura mais intensiva, elegemos o periódico Germinal (1909), embora dialoguemos com outros periódicos que circularam coetaneamente a este, que se propunha, desde o seu programa inicial, a “bater-se pela diffusão da instrucção, pela causa das lettras” e com produções referentes à historiografia da educação. As fontes consultadas nos permitem reafirmar a “instrução” como um problema social recorrente, uma vez que, historicamente, foi apresentada como objeto de reivindicação e ocupou a agenda social dos nossos articulistas, jornalistas e colaboradores da imprensa periódica, alçada como meio e fim da instrução.

Palavras-chave: Imprensa. Instrução. República.

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Biografia do Autor

Edna Telma Fonseca e Silva Vilar, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), Especialização em Gestão e Coordenação do Processo Pedagógico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Centro de Educação - CEDU da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

VILAR, E. T. F. e S. IMPRENSA E INSTRUÇÃO: FOCALIZANDO O PERIÓDICO GERMINAL (1909) DE PENEDO/AL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. Especial, p. 26–44, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/26285. Acesso em: 22 jan. 2022.