DOSSIÊ: IMPRENSA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No Brasil, a imprensa periódica surgiu há um pouco mais de duzentos anos. Ao longo desse tempo, nas páginas dos mais diversos jornais e revistas, foi revelada (e ainda é) uma tradição da escrita jornalística - a de se centrar no presente, no cotidiano. Ao buscar os flagrantes dos fatos, os periódicos apresentam um modo de narrar próprio que molda os acontecimentos, em que a palavra escrita, controlada pelas figuras do redator e do editor, estabelecia o que poderia circular, considerando suas filiações partidárias ou não. De sua origem até os dias atuais, a função da imprensa é de divulgar notícias que podem ser entendidas, de um modo geral, como relatos sobre os acontecimentos transmitidos por determinados veículos de comunicação. 

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Biografia do Autor

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta no Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Atua no PPGE/UFPB. Pesquisadora do CNPq.

Referências

Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.24, n. Especial, 2015.

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Publicado

2016-06-08

Como Citar

SENA, F. DOSSIÊ: IMPRENSA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. Especial, p. 7–10, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/29075. Acesso em: 23 jan. 2022.