IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS

GENDER EQUALITY IN HIGHER EDUCATION: PROGRESS AND CHALLENGES

Autores

  • Shirleide Karla Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Emília Maria da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352

Palavras-chave:

Ensino Superior, Igualdade de Gênero, UFPB

Resumo

O presente artigo soma-se à discussão de igualdade de gênero no ensino superior ao explorar o universo de estudantes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, mapeando a participação de homens e mulheres por área de conhecimento e por curso, considerando as variáveis sexo e gênero. Como procedimento metodológico, adotamos o estudo de caso exploratório e descritivo. Este estudo consistiu em um levantamento estatístico, com dados fornecidos pela Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPB, abordando o quantitativo de estudantes matriculados no período letivo 2016.2. Ao distribuirmos estes dados segundo as áreas de conhecimento, percebemos que as mulheres continuam sub-representadas nas Ciências Exatas, Naturais, Tecnologia e Engenharias (33%) permanecendo nas áreas compreendidas como femininas – Ciências Humanas (57%) e Ciências Biológicas e da Saúde (63%). Os cursos nas áreas de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, Serviços e Humanidades, considerados femininos, são os que mais atraem as mulheres. Seguindo esta tendência tradicional, os homens preferem cursos de Artes, Tecnologia e Ciências Exatas. Contudo, se considerarmos a pequena participação de mulheres nos cursos masculinos e de homens nos cursos femininos, podemos constatar que ainda estamos longe de alcançar a igualdade de gênero na academia, como sonhou Nísia Floresta no século XIX. 

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Biografia do Autor

Shirleide Karla Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela UFPB/Campus I. Mestranda em Educação, na linha de pesquisa de Educação Popular, no Programa de Pós-raduação em Eduação da UFPB.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

SILVA, S. K.; PRESTES, E. M. da T. IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS: GENDER EQUALITY IN HIGHER EDUCATION: PROGRESS AND CHALLENGES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 191–209, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n2.37352. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/37352. Acesso em: 22 jan. 2022.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO