O BEM VIVER COMO FILOSOFIA DA VIDA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

THE WELL LIVINGAS A LIFE PHILOSOPHY: AND ITS CONTRIBUTIONS TO INTERCULTURAL EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.43653

Palavras-chave:

Bom Viver, Filosofia da Vida, Educação, Interculturalidade

Resumo

Adotamos no presente artigo o Bem Viver andino como possibilidade de pensá-lo como Filosofia da Vida, situando-o no debate filosófico-educacional para, ensaisticamente, visualizar aportes a uma educação intercultural, capaz de reconhecer diferentes identidades, alteridades e racionalidades. O objetivo é refletir sobre possíveis aberturas e diálogos que podem contribuir com estudos e projetos educacionais que estão instaurando perspectivas críticas de educação e interculturalidade, de modo a descentrar concepções, discursos e práticas etnocêntricas, cognitivistas e monoculturais que reproduzem alienação e acriticidade, negando as dimensões da corporeidade, da espiritualidade e da inventividade das gerações contemporâneas. Utilizamos a hermenêutica filosófica, crítica, portanto, como referencial de nossa reflexão e diálogo com autores que oferecem subsídios teórico-metodológicos que sustentam o debate do intercultural na educação, como Paulo Freire, Vera Maria Candau e Reinaldo Fleuri, dentre outros. Concluímos que, embora o pensamento hegemônico perdure na cultura escolar, a abertura ao intercultural no pensamento filosófico-educacional tem se tornado inevitável, aumentando o desafio e, ao mesmo tempo, a riqueza contida nas diferentes perspectivas culturais e epistemológicas de educação.

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Biografia do Autor

José María Hernádez Díaz, Universidad de Salamanca (USAL)

Doutor em Educação pela Universidade de Salamanca (USAL). Professor de Teoria e História da Educação. Coordenador do Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Salamanca. Diretor de História da Educação - Revista Interuniversidade. Diretor da AULA - Revista de Pedagogia da Universidade de Salamanca. Diretor do Grupo de Pesquisa GIR: Helmántica Paideia.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

POZZER, A.; DÍAZ, J. M. H. O BEM VIVER COMO FILOSOFIA DA VIDA: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: THE WELL LIVINGAS A LIFE PHILOSOPHY: AND ITS CONTRIBUTIONS TO INTERCULTURAL EDUCATION. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 121–137, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.43653. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/43653. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: EPISTEMOLOGIAS E NOVAS FERRAMENTAS