O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: UM BALANÇO DOS AVANÇOS GALGADOS ENTRE 2008 E 2017

THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL: A BALANCE OF PROGRESS MADE BETWEEN 2008 AND 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46060

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Formação de professores, Livro didático, Política educacional

Resumo

A sociologia é marcada por uma trajetória de presenças e ausências no currículo escolar no Brasil, o que se relaciona diretamente com os projetos educacionais implementadas. Em 2008 a sociologia tornou-se disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio, o que perdurou até 2017, quando houve uma perda desta obrigatoriedade pela Reforma do ensino médio. Por meio de uma análise bibliográfica descrevemos os avanços ocorridos no âmbito do ensino de sociologia entre 2008 e 2017, período de sua obrigatoriedade, a partir de três aspectos: a) o debate intelectual; b) a formação de professores; c) a produção de livros didáticos. Os resultados apontam para o fortalecimento da sociologia nesse nível de ensino, ainda que a Reforma do ensino médio seja um empecilho para sua efetiva consolidação.

 

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Ssanta Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Marcelo Pinheiro Cigales, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

OLIVEIRA, A.; CIGALES, M. P. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: UM BALANÇO DOS AVANÇOS GALGADOS ENTRE 2008 E 2017: THE TEACHING OF SOCIOLOGY IN BRAZIL: A BALANCE OF PROGRESS MADE BETWEEN 2008 AND 2017 . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 42–58, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n2.46060. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46060. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO