https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/issue/feed Revista Temas em Educação 2021-10-08T16:03:01-03:00 Revista Temas em Educação revistateducppge@ce.ufpb.br Open Journal Systems <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número na versão online em 2009. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. </span><span style="vertical-align: inherit;">Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional.&nbsp;</span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis 2013-2016:</span></span></strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">B2&nbsp;</span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> (Ensino; Linguística e Literatura),</span></span></p> <p><strong>B3&nbsp;</strong>(Educação; Ciências da Religião e Teologia; Administração Pública e de Empresas; Ciências Contábeis e Turismo; Ciências Ambientais)</p> <p><strong>B4&nbsp;</strong>(Psicologia; Serviço Social) e</p> <p><strong>B5&nbsp;</strong>(Sociologia; Educação Física)</p> <p><strong>ISSN: </strong>0104-2777 (Versão Impressa)</p> <p><strong>eISSN: </strong>2359-7003 (Versão On-line)</p> https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55576 CAPITALISMO, ESTADO E EDUCAÇÃO, AS TENDÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, O LIMITE DO CAPITAL AO BEM PÚBLICO E A PEC 55 2021-10-08T16:03:01-03:00 Victor Araújo vdaraujo16@gmail.com Jaqueline Santos Oliveira jaquelinesantoli13@gmail.com Valter Machado da Fonseca valter.fonseca@ufv.br <p>Este estudo tem por objetivo trazer à tona uma discussão teórica acerca da relação entre o Estado democrático e a estrutura capitalista e como isso afeta a educação. Ademais, visa exemplificar essa relação utilizando a Proposta de Emenda Constitucional 55 (conhecida com PEC do teto do gasto). Para tanto, é necessário entender o contexto maior dessa relação (que remete à América Latina e ao Brasil), entender como as políticas brasileiras têm sido pensadas e apontar que tipos de subjetividades e individualidades estão por detrás das ideologias presentes na sociedade e que impactam a escola. A análise documental e a revisão teórica de bibliografia foram as metodologias básicas aqui empregadas. A teoria crítica será o enfoque principal, auxiliado pelas possibilidades da sociologia simmeliana e da perspectiva fenomenológica da ação. Sendo assim, é possível perceber a institucionalização da técnica de gestão do Estado, a impossibilidade de representação política das massas, a diluição dos direitos básicos para o bem comum dos eleitores e a repercussão negativa desse processo na educação. A contradição entre conservadorismo e liberalismo deixa de existir e dá margem à junção de neoliberalismo e neoconservadorismo na gestão tecnocrática do Estado, ganhando aspectos de subjetividade dos setores no poder.</p> 2021-11-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58954 A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UMA REVISÃO DE LITERATURA 2021-08-28T10:05:52-03:00 Karin Tyeko Anami karin.anami@ifc.edu.br Fátima Perez Zago De Oliveira fatima.oliveira@ifc.edu.br <p>O objetivo deste artigo é discutir as compreensões da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) a partir de concepções de Bourdieu e Freire, por meio de revisão de literatura que contempla a produção de artigos e pôsteres apresentados e publicados nos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), com o recorte temporal de 2010 a 2020. As informações produzidas nesta revisão de literatura são relevantes para a verificação da produção acadêmica e abrangência da EJA-EPT. Os trabalhos selecionados na pesquisa foram categorizados como: implantação do PROEJA; EJA; inclusão; ingresso; currículo integrado e formação. Observou-se que há uma resistência por parte dos docentes e, por consequência, dos Institutos Federais, para a oferta da EJA, o que leva a crer que o <em>habitus </em>inserido nesses sujeitos, a dominação masculina, como também a violência simbólica, por vezes são silenciosas. Existe a lacuna de pesquisas direcionadas ao cumprimento do Decreto 5.840/2006 e sobre os índices de matrícula em EJA-EPT preconizados nas normas vigentes na Rede. </p> 2021-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60416 Adentrando os portões da escola e tirando os sapatos dos pés: relato de experiência sobre processo pedagógico das atividades circenses 2021-09-10T17:55:37-03:00 Mariana Harue Yonamine mahharue@hotmail.com Fernanda Rossi fernandarossiunesp@gmail.com <p>Este relato de experiência apresenta o desenvolvimento de um projeto educativo em atividades circenses, com práticas pedagógicas ao longo de um ano letivo com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma cidade do interior paulista. O ensino e a aprendizagem das atividades circenses se orientaram a partir do entrelaçamento da perspectiva fenomenológica de corpo e a sociologia da infância. O relato foi construído apoiado nos registros do diário de campo, que consistiu em anotações diárias acerca das vivências pedagógicas. Já a avaliação contou também com os registros das percepções das crianças em grupo focal e entrevista semiestruturada com a professora da turma (Pedagoga) e diretora da escola. As principais transformações observadas foram: a ampliação das possibilidades corporais individuais e coletivas, o fortalecimento da autonomia e o protagonismo infantil e a ressignificação das relações interpessoais na escola a partir do desenvolvimento de aspectos sociais como a cooperação, a responsabilidade e o sentimento de pertencimento e formação de grupo, além da promoção da sensibilidade artística, estética e corporal.</p> 2021-11-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59842 MULHERES NEGRAS E MATERNIDADE NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO 2021-07-15T16:13:47-03:00 Ana Karla de Jesus Rodrigues anadejesus1812@gmail.com Cândida Beatriz Alves candida.alves@ifb.edu.br <p>O presente trabalho tem como foco contribuir<br />com reflexões sobre como a maternidade<br />atravessa a vida de uma mulher negra, e como<br />isso reverbera na vida da mãe estudante. O<br />ingresso no ensino superior representa aos jovens<br />um marco do início da vida adulta, mas como<br />essa etapa é vivenciada por uma mulher, após a<br />chegada dos filhos? Apresentamos, aqui, a<br />trajetória de vida de uma mulher negra e mãe,<br />com foco em como suas percepções de<br />maternidade foram construídas em sua infância,<br />como ela vivencia a maternidade e como é<br />ingressar e permanecer no ensino superior nesse<br />contexto. O objetivo geral desta pesquisa é<br />compreender como posicionamentos em relação à<br />maternidade perpassam a trajetória de vida de<br />uma mulher negra, mãe e estudante e se refletem<br />em sua trajetória acadêmica e vivências pessoais.<br />A análise dos resultados foi feita em busca dos<br />significados construídos pela participante ao<br />longo de sua trajetória e que surgiram através da<br />narrativa da entrevistada. Por fim, foi possível<br />observar que os espaços acadêmicos não foram<br />pensados para pessoas negras, mães e crianças.</p> 2021-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55971 Moradia e aprendizagem remota durante a pandemia de COVID-19 no Rio de Janeiro 2021-06-22T08:23:52-03:00 Marcio D'Arrochella mdarrochella@gmail.com Marco Aurélio da Conceição Correa marcao_cp2@hotmail.com Erlan Raposo da Silva erlan.raposo@hotmail.com <p>Com a pandemia do corona vírus no inicio do ano de 2020, as diferentes escalas de poder que gerem a educação pública suspenderam as aulas presenciais para atender a medidas de isolamento social. Na rede estadual de ensino público do Rio de Janeiro, medidas foram tomadas sem nenhum tipo de debate ou planejamento para transferir o ensino presencial para a modalidade à distância. A contratação de serviço de uma plataforma on line se deu bem rapidamente sem atentar para as condições de estudantes e professores para seu uso. Mediante constantes declarações por parte das equipes diretivas, ou mesmo reportagens, de que haveria possibilidade de corte de salário, muitos professores passaram a adotar o sistema, mesmo não tendo domínio sobre as tecnologias e tampouco a certeza de que os acessos valeriam como dias letivos. A baixa adesão de estudantes ao sistema gerou a necessidade de entender sob que condições estudavam, mesmo tendo acesso a internet. A presente pesquisa avalia os resultados da aplicação de um micro censo sobre as condições de aprendizagem no ensino à distância, dando ênfase à situação de domicílio em uma escola pública estadual no bairro do Caju no Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que o mero acesso à internet, que já não é pra todos, não é suficiente para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem nesse momento.</p> 2021-09-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60341 LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: 2021-09-07T11:06:45-03:00 Stéfane de Almeida dos Santos stefanemsp@hotmail.com Daniela Maria Segabinazi dani.segabinazi@gmail.com <p style="margin-bottom: 0.28cm; line-height: 108%;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">O presente trabalho configura-se como um recorte de uma pesquisa monográfica de conclusão de curso, cuja discussão versa sobre a formação de leitores literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob o viés da prática docente. Com isso, o objetivo consiste em apresentar parte dos resultados oriundos da pesquisa realizada com dez professoras que lecionam em turmas de 1º ao 5º ano de uma escola de rede pública e municipal de João Pessoa/PB. Para tanto, aplicamos um questionário </span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><em>on-line </em></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;">com o intuito de identificar se e como as professoras utilizam a literatura infantil na formação leitora de seus alunos e alunas. Além disso, valemo-nos dos postulados teóricos de Aguiar (2001); Bajour (2012); Bordini e Aguiar (1988); Candido (2011), Chambers (2007a, 2007b), dentre outros,</span> <span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">para fundamentar e discorrer sobre a necessidade de uma prática docente direcionada à formação de leitores. Assim, por meio da análise qualitativa dos dados coletados, foi possível verificar que, a partir da materialização de diferentes pressupostos metodológicos, o grupo de professoras desenvolve um trabalho pedagógico voltado para a formação de crianças leitoras de literatura.</span></span></p> 2021-11-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação