Educação como prática de enfrentamento às violências

Ensino de História e a formação para o exercício da democracia e cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v30n51.71321

Palavras-chave:

Ensino de História; Enfrentamento às Violências; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resumo

As discussões sobre Direitos Humanos e Cidadania ganham força na segunda metade do século XX e se intensificam nas duas décadas do século XXI, muito por intermédio das legislações vigentes que ampararam diversas situações, sujeitos e também por força dos movimentos sociais que visam uma sociedade mais igualitária e equânime. Nesse sentido, o presente artigo intenciona apresentar, por meio de abordagem dialógica com o campo educacional, em recorte para o ensino de História, análise crítica em que seja possível evidenciar os modos pelos quais se pode promover uma educação voltada ao conhecimento dos Direitos Humanos, favorecendo o enfrentamento às violências de naturezas diversas. Relacionam-se a esta abordagem o amparo legal constituído por força de lei, resultante das pautas defendidas pelos campos político e científicos derivados da História das Mulheres e dos Estudos de Gênero. Em um primeiro momento busca-se apresentar como as legislações vigentes sustentam que determinam a educação para os Direitos Humanos, em especial problematizar as possibilidades da educação e a abordagem das temáticas, através de legislações vigentes, como a Lei Maria da Penha, Lei 11340/2006, e a Lei 14.164/2021. Na sequência, apresenta-se a análise do texto introdutório da Base Comum Curricular Nacional (2017), para o ensino de História Anos Finais do Ensino Fundamental, na intenção de apontar a viabilidade educacional que o documento oferece para a inclusão de pautas desta natureza no ensino das unidades de conhecimento, visto que o Ensino de História pode constituir-se como um espaço para a discussão do enfrentamento e para a prevenção das violências, podendo também ser utilizado como um mecanismo e um espaço de prática de enfrentamento e resistências.

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Publicado

2025-04-28 — Atualizado em 2025-05-06

Como Citar

NICHNIG, Claudia Regina; PINTO, Adriana Aparecida. Educação como prática de enfrentamento às violências : Ensino de História e a formação para o exercício da democracia e cidadania. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 51, p. 99–116, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v30n51.71321. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/71321. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Violências de Gênero: interseccionalidade, sexualidade e justiça