DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, BEM-ESTAR E MERCADO DE TRABALHO RURAL BRASILEIRO

Autores

  • Twanny Oliveira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3000-5828
  • Rita Pauli Universidade Federal de Santa Maria
  • Nathany Costa Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.63356

Resumo

O trabalho e seus desdobramentos sociais perpassam a vida humana desde os tempos mais remotos. Sendo este, atualmente, de tamanha importância não apenas pelo papel social que desempenha, mas principalmente pelas dinâmicas de desenvolvimento econômico a ele atreladas. No tocante ao mercado de trabalho e suas transformações, bem como a evolução na qualidade da assistência à saúde, educação, ocupações e remunerações oferecidas ao trabalhador configuram-se como importante objeto de estudo. Entretanto, ver-se que o tema ainda se mostra pouco explorado no âmbito rural; e, neste sentido o presente trabalho se propõe a investigar através de uma revisão de literatura a relação entre o trabalho formal/informal rural brasileiro e os principais mecanismos que integram o bem-estar, o desenvolvimento e a liberdade, tendo como norteador as três dimensões básicas do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e analisando a efetividade desses instrumentos no Brasil. Os resultados demonstram que o País ainda está muito aquém das reais necessidades da sociedade rural brasileira e que será necessário maior investimento em pesquisa, formulação de dados e reavaliação das políticas atuais implementadas no meio rural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Twanny Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Economia Aplicada (ESALQ/USP), com mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com formação tecnológica em Gestão de Pessoas (FBV DEVRY). Trabalhou com pesquisas na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, nas seguintes subáreas: Relações Econômicas Internacionais, Economia do Trabalho, Economia da Educação, Gênero, Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial, Economia Agrícola e Internacional.

Rita Pauli, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Economia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1995), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), e Pós doutorado na Cardiff University, no País de Gales - Reino Unido em Geography and Planning, no Sustainable Places Research Institute (2017). É Professor associado e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no PPGED (Mestrado Economia e Desenvolvimento) e nos Cursos de graduação do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI). Líder do Grupo de pesquisas do CNPQ Desenvolvimento, Governança, Inovação Social e Sustentabilidade (DISGOS). Participante da REDE PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Segurança Alimentar). Possui experiência na área de Economia e temas interdisciplinares com ênfase em Desenvolvimento Econômico e Social e Economia Agrícola e Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: formação econômica do Brasil e economia brasileira, desenvolvimento, sustentabilidade ambiental e agroalimentar, políticas públicas, sistemas agroindustriais e agricultura familiar.

Nathany Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Granduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Downloads

Publicado

22-08-2024

Como Citar

Gomes de Oliveira, T. E., Paetzhold Pauli, R. I. ., & Gomes da Costa, N. (2024). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, BEM-ESTAR E MERCADO DE TRABALHO RURAL BRASILEIRO. Revista Da ABET, 23(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.63356