Aspectos relevantes da aplicação da gestão do conhecimento na administração pública

Autores

  • Ieda Pelógia Martins Damian UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Marcelo Ricardo Martelo UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Meiriellen Cristina Faria Bussadori UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"
  • Simone Cristina Ceron Ripoli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Na sociedade atual, tanto a informação quanto o conhecimento são recursos indispensáveis para as organizações, sejam elas públicas ou privadas. Enquanto as organizações privadas têm como finalidade o lucro, as organizações públicas visam o aprimoramento da prestação dos serviços oferecidos à sociedade. A gestão pública vem passando por mudanças, especialmente no que se refere à implementação de práticas que visem melhor atender às necessidades da sociedade. A Gestão do Conhecimento é uma das ferramentas utilizadas pela gestão pública para o aprimoramento de seus serviços. O presente trabalho tem como objetivo abordar a gestão do conhecimento no contexto da administração pública a partir da identificação dos fatores críticos de sucesso da Gestão do Conhecimento. Para cumprimento desse objetivo foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas Gestão do Conhecimento e Administração Pública, considerando trabalhos publicados nos últimos dez anos. Os resultados demonstram que, para a implantação da gestão do conhecimento na administração pública, devem ser consideradas algumas características específicas do setor governamental para definir os fatores críticos de sucesso, conforme indicados pela bibliografia estudada. Foram identificados os seguintes fatores: cultura organizacional do setor público, natureza da liderança, políticas públicas de natureza estratégica, aplicação da tecnologia da informação, infraestrutura organizacional, características dos processos e atividades, recursos disponíveis e gestão de pessoas. Depois de identificados, estes fatores devem ser trabalhados estrategicamente a fim de que a implantação da gestão do conhecimento produza resultados positivos, com o consequente aprimoramento da gestão púbica em benefício da sociedade.

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Biografia do Autor

Ieda Pelógia Martins Damian , UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Marcelo Ricardo Martelo, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Meiriellen Cristina Faria Bussadori, UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Simone Cristina Ceron Ripoli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Brasil.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

Pelógia Martins Damian , . I. ., de Carvalho Pazin Vitoriano, M. C. ., Martelo, M. R. ., Faria Bussadori, M. C. ., & Ceron Ripoli, S. C. (2021). Aspectos relevantes da aplicação da gestão do conhecimento na administração pública. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 227–238. Recuperado de https://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/61587

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional