A formação de mulheres empreendedoras para o protagonismo social: entrelaces da gestão da informação e a mediação da informação

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar as práticas voltadas à formação empreendedora de mulheres e como essas ações favorecem o alcance do protagonismo social, a partir de uma análise dos arcabouços teóricos da gestão da informação e da mediação da informação. Para tanto, foram investigadas duas Organizações Não-Governamentais (ONG) gerenciadas por mulheres empreendedoras, enfatizando o alcance do protagonismo social. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para o processo de coleta de dados foi aplicado um questionário com as gestoras das instituições Be. Labs Aceleradora e a ONG Aliança Bayeux Franco-Brasileira (ABFB). Os resultados evidenciaram que, as mulheres que concluíram as atividades formativas ofertadas nas instituições supracitadas, tornaram-se empreendedoras, mudando de vida e gerando impactos econômicos locais, portanto, alcançando uma postura protagonista. As gestoras participantes atuam como gestoras da informação, considerando a relevância da comunicação e interação com os sujeitos no âmbito das instituições, a fim de alcançarem os objetivos organizacionais. 

Palavras-chave: Gestão da informação. Mediação da informação. Empreendedorismo. Protagonismo - Mulheres.

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Biografia do Autor

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, UFPB

Doutora em Administração Estratégica pela Université Pierre Mendès France. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

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Publicado

23-12-2021

Como Citar

Paredes Oliveira, D. Q., Klenia Rodrigues Bandeira, L., & do Rosário Santos, R. (2021). A formação de mulheres empreendedoras para o protagonismo social: entrelaces da gestão da informação e a mediação da informação: . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 239–251. Recuperado de https://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/61592

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional